CUIDADO ORIGINÁRIO
EUTONIA (INDIVIDUAL E EM GRUPO)
GRUPOS DE ESTUDO
Terapias em Eutonia
Eutonia: grupo e individual
A Eutonia é uma maneira de viver e estar no mundo. Uma prática de si aliada do autocuidado.
O nosso maior desafio na atualidade é restabelecer e curar as rupturas que nos foram impostas, desde as rupturas originárias, às do corpo e da mente, cujas dores se manifestam somática, existencial e mentalmente. Retomar o fio, tomar pé, tomar ciência, tomar tenência, cuidar de andar a sua própria vida agora. Estar no tempo presente e não no passado ou no futuro. Atenção ao momento em que se vive, ao que se vive, o que se passa. Neste tempo que se inaugura, de forma surpreendente, abre-se uma brecha inusitada para que possamos adentrar a interioridade. A angustia diante do desconhecido, do não-saber nada, abre possibilidades únicas, novas, jamais sequer imaginadas antes da crise mundial do coronavírus. Ofereço, enquanto terapeuta, um espaço de escuta, atenção e cuidado, do corpo, da Alma e do Espírito, que é tamém logos, palavra originária.
Isto se traduz em autonomia; alivio de dores e desconforto; estar presente nos gestos e posturas do cotidiano, sem esforço; se sentir bem na própria pele; utilizar os reflexos posturais para não se cansar no cotidiano; aprender ou lembrar de descansar, como descansar; estar em sua base e conectar-se com o que te ultrapassa, para alem dos limites do corpo no contato, consciente - base da empatia; estar presente e ser Presença; meditar; sentir junto e se cuidar cuidando dos outros. Enfim, resgatar a simplicidade da experiência de estar vivo.
Enquanto terapeuta em eutonia, me disponho a acompanhar "descobertas de possibilidades de estar e se sentir bem no corpo, bem com os sentimentos e os pensamentos.
Eutonia : pré-concepção, gestação, parto e puerpério.
Hoje faz-se urgente estar presente em si, para si e para o bebê, desde o ventre. Conhecer o corpo, é uma parte. Habitar o corpo dando espaço não apenas físico para o(s) bebê(s), mas emocional e mental. Me preocupo não apenas com as mudanças e adaptações dos corpo, mas especialmente com relação à abertura de espaço na vida para a maternidade e paternidade conscientes. Aliviar desconfortos físicos, dores emocionais e se desprender das crenças arraigadas. Abrir-se para a experiência genuína do cuidar demanda tempo, cuidado e atenção. Se tocar e ser tocada(o). Para cuidar do outro há que se cuidar primeiro. Desde a pré-concepção, a maternidade e paternidade conscientes, por meio dos recursos que a eutonia oferece, abre espaço para a chegada do novo que cada nova vida traz enquanto germe, continuidade e renovação.