Somos Todos Cuidado. Cuidamos e somos cuidados. Esta palavra não é como as outras, Cuidado. Ela poderia ser usada como verbo, cuidar, mas é substantivo porque tem vida própria. É só deixá-la ecoar. Vibrar desde dentro. O Cuidado Originário é aquele do qual depende a nossa vida. O viver é Cuidado. É aquilo com que nos deparamos hoje, cara a cara, é a eminência da morte, muito mais próxima do que nos pareceria em tempos comuns. Estamos vivendo o extraordinário, a exceção. Estamos num estado de exceção.
Ser cuidado no estado de exceção é cuidar de si cuidando do outro. É neste momento que os dois Cuidados são um só Cuidado. A atenção ao cotidiano se faz agora. Qualquer descuido pode ser um vacilo, que pode ser fatal.
Os estoicos diziam, "hoje é um bom dia para morrer". É um bom dia para morrer porque eu vivi. Eu vivi? O primeiro mandamento cristão, "amarás ao Senhor teu Deus com o teu coração, com a toda a tua alma e com toda a tua mente" e o segundo, "amarás o teu próximo como a ti mesmo", é semelhante, se equivalem. O que estes dizeres sugerem enquanto mandamentos, as tradições humanidade dizem com palavras diferentes, porque elas falam do essencial. Amor é Cuidado. O Cuidado Originário é aquele que antecede todos os cuidados, como o seu chão e pano de fundo, sempre onde há vida.
O Originário é lugar onde calamos para nos escutar, para deixá-lo simplesmente ecoar no Coração, na Alma e no Espírito. Somos Cuidado, somos Coração (corpo), Alma (sentimento) e Espírito (pensamento e vontade). Lembrar de si, se cuidar cuidando do outro, nas pequenas atitudes é gesto e gesto é Cuidado. A consciência do coletivo nas atitudes individuais abre para um outra visão de mundo na qual a minha vida vale a mudança de atitude de milhares de pessoas e a minha atitude individual vale milhares de vidas. Medite sobre isso hoje. Só temos hoje!
Comments